Ações socioespaciais participativas em territórios do precário: Paraisópolis, propostas urbano-ambientais frente a pandemia do Covid-19

Unidade Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo / IAU – USP

Unidades Colaboradoras: Escola de Engenharia de São Carlos; Faculdade de Educação; Instituto de Biologia; Universidad de Los Andes (Colombia); Universidade de Uberaba

Coordenador(es) do Projeto: Manoel Rodrigues Alves

Contato do Projeto (e-mail, telefone e se aplicável, o endereço):

Equipe do Projeto : Álvaro Martins Abdalla; Ana Navas Iannini; Camila Ferreira Guimarães; Camila Moreno de Camargo; Carlos Arturo Navas; Giovana Garcia Sibinel; Julia Maria dos Santos Silva; Luciano Bernardino Costa; Manoel Rodrigues Alves; Maria Sylvia Baptista Serra; Marcel Fantin; Marcelo Montaño; Maria Ferreira Bispo; Marília Barbosa; Mariluiza de Oliveira; Natalia Canhete; Paula Vicentini; Pedro Falha Saraiva; Renata Utsunomiya; Rita Gallego; Sarah Helena Caetano Rolindo; Tayane Yuri Mezo; Yasmin Rosa Martinez

Resumo do Projeto: Proposta que busca introduzir estudantes de graduação em problemáticas da cidade contemporânea, territórios do precário, junto a comunidades, articulando diferentes áreas de conhecimento – dela participando as seguintes unidades da USP, IAU, EACH, EESC, FE e IB. A transdisciplinaridade não decorre da temática e do contexto trabalhado, mas sim do envolvimento direto de estudantes e professores destas unidades em atividades de cunho crítico e propositivo desenhadas a partir de uma realidade concreta, o território de Paraisópolis. O prazo para as atividades é de 10 meses, divididas em etapas, sendo que as ações propostas visam amenizar o quadro de vulnerabilidades intrínsecas ao processo de constituição de territórios populares – p.e., agravado em razão do COVID-19. Paraisópolis destaca-se por iniciativas do conjunto de sua população e entidades sociais, incluindo a capacitação de moradores para apoiar as bases de emergência criadas e o uso de equipamentos públicos, como escola, para o isolamento assistido de famílias – todavia o recente aumento do número de casos de COVID-19 estabelece a perspectiva de outras ações. Desta perspectiva, propondo o desenvolvimento de novas ações de cunho propositivo por meio da reflexão crítica do conhecimento de distintos campos de saberes da universidade, a proposta se vale do grau de organização social existente em Paraisópolis para a formulação colaborativa de um conjunto de ações urbano ambientais, educacionais e de saúde pública e sanitárias. Ações essas que, envolvendo estudantes, professores e moradores/lideranças comunitárias, estabelecem atividades transdisciplinares de duplo papel: contribuir na profissionalização de alunos de graduação a partir de uma atuação mais orgânica junto a sociedade; e desdobramentos práticos no território relacionados a minoração de vulnerabilidades sociais de distintas ordens – p.e., na elaboração conjunta de cartografias sociais críticas e cards de informação.

Notícias do Projeto :

Veja o vídeo apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza, 2021, resultante do projeto Ações socioespaciais participativas em territórios do precário: Paraisópolis, propostas urbano ambientais frente a pandemia do Covid-19”, do Programa Aprender na Comunidade, assim como do projeto “Equidade Urbana em Territórios do Precário: ações sócio espaciais participativas em Paraisópolis” junto ao Programa PRCEU ODS_ONU 2021.

Conheça o material desenvolvido no âmbito do projeto Ações socioespaciais participativas em territórios do precário: Paraisópolis, propostas urbano ambientais frente a pandemia do Covid-19”, do Programa Aprender na Comunidade, relativo a conteúdos de uso pedagógico sobre a COVID 19, incluindo noções sobre o que são vírus, como são transmitidos, porque pode gerar pandemias, e como essas questões têm diálogo com ações que visam a saúde pública. Acessem  os links: