- Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

Atividades Didáticas de Graduação ON-LINE (como elaborar)

Olá Professores(as),

 

A Pró-reitoria de Graduação já há algum tempo oferece aos docentes recursos para as atividades on-line.  A Plataforma e-Disciplina que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem permite depositar material didático e criar mecanismos de interação com seus alunos. No entanto, o e-Disciplina não está preparado para a inclusão de vídeos, que são arquivos muito grandes e pesados. Por isso, temos também o e-Aulas, que é um repositório de vídeo-aulas da PRG, que já possui 9700 vídeos-aula cadastrados e a disposição da comunidade. Além disso, durante os Congressos de Graduação e também no Programa de Desenvolvimento Docente do segundo semestre de 2019, a PRG ofereceu uma série de oficinas, ministradas nos diferentes Campi da USP. Uma delas foi a “Criação de vídeos: suas aulas em diferentes tempos e espaços”, onde mostramos ferramentas úteis para criar e usar vídeos em atividades acadêmicas. Assim, a partir das experiências adquiridas nestas atividades, elaboramos este guia passo a passo para que você professor possa utilizar estes recursos, inclusive para que possa gravar suas aulas, elaborar materiais de apoio ou mesmo propor atividades a distância com qualidade.Vamos manter a mesma qualidade do ensino ao longo deste momento de esforço para conter a disseminação do Covid-19.  Vamos lá?

USANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO (AVA)

Uma boa maneira de começar a organizar seu material didático virtual é criar uma área para sua disciplina em um Ambiente Virtual de Aprendizado. O e-Disciplina é uma destes sistemas e, como está integrado ao JúpiterWeb, permite que você associe sua turma de alunos a área da disciplina criada. Você poderá ainda depositar seu material didático e usar as inúmeras ferramentas de interação com os alunos.

Para entrar no e-Disciplinas acesse: https://edisciplinas.usp.br/acessar/ [1]

CRIAR UM VÍDEO DA SUA AULA FEITA EM POWER POINT USANDO SEU NOTEBOOK E

Neste tutorial, monte aulas com o PowerPoint de fundo e você apresentando o conteúdo, no seu ritmo, com seu vídeo em um canto da tela

A partir do arquivo de vídeo criado, sugerimos que faça a publicação na plataforma e-Aulas, na qual seus alunos poderão acessar os materiais, e utilize o link do vídeo e insira-o no sistema e-Disciplinas.

PUBLICANDO O SEU VÍDEO NO PORTAL E-AULAS (E DISPONIBILIZANDO O LINK AOS ALUNOS NO E-DISCIPLINAS)

Com estes 2 tutoriais sua aula já está pronta e disponível. Agora, se quiser conhecer mais recursos para editar o seu vídeo, recomendamos:

OUTRAS OPÇÕES DE PLATAFORMAS DE ENSINO para OUTRAS OPÇÕES DE PLATAFORMAS DE ENSINO  E FERRAMENTAS

Você dará os primeiros passos na edição de vídeos, conhecendo mais alguns recursos, usando um software gratuito com interface bem amigável.

Ferramenta Padlet – Criando um mural interativo:

  • Imagine um mural, em que você e seus alunos podem postar fotos, arquivos (PDFs, audio) mapas, vídeos, desenhos, etc, e todos podem comentar. Este é um recurso que pode nos ajudar a fortalecer ainda mais conexões com a turma e mantermos um clima de cooperação e compartilhamento de ideias entre os alunos, mesmo a distância. Em poucos minutos você cria um e já pode começar a usar!  http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=9263 [9]

 

FERRAMENTAS PARA TRANSMISSÃO AO VIVO

Caso você prefira fazer uma aula on-line ao vivo, temos duas ferramentas disponíveis:

Conferência WebSistema de conferência web, onde você pode criar uma sala virtual para até 150 pessoas. Utilizando este sistema você utiliza a camera de seu laptop para transmitir sua aula e pode mostrar seus slides enquanto fala.

Acesso a ferramenta em: https://conferenciaweb.rnp.br/ [10]

Google MeetFerramenta da Google, que está disponível para a comunidade USP. Veja neste tutorial como utilizá-lo para dar uma aula ao vivo [11]

E pode acessá-lo (utilizando seu login USP) através do endereço: http://meet.google.com

Atenção: usando extensões para facilitar suas aulas online:
Neste tutorial demonstramos como expandir algumas funcionalidades do Google Meet enquanto elas não foram implementadas, por exemplo, criar listas de presença dos participantes na conferência, um timer para você controlar a duração da sua sua aula e o recurso de “levantar a mão”. Incluímos também uma extensão que permite fazer anotações diretamente sobre os sites.
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=14863  [12]
AtençãoGoogle Meet: aumentando o espaço de tela (para quem usa um monitor de vídeo) [13]

Informações sobre outras ferramentas de transmissão ao vivo oferecidas pela STI-USP podem ser obtidas acessando a página: http://videoaula.usp.br [14]

 

OUTRAS OPÇÕES DE PLATAFORMAS DE ENSINO 

A USP ainda oferece outra opção de Ambiente Virtual de Aprendizado o Tidia-Ae, que também permite colocar material didático e utilizar inúmeras ferramentas de apoio ao ensino on-line.

Tidia-Ae – Plataforma elaborada em uma iniciativa da Fapesp com participação de dezenas de pesquisadores na área de desenvolvimento de software do Estado de São Paulo, e disponibilizado como software livre. A versão usada na USP, está integrada ao sistema JupiterWeb e permite disponibilizar material didático e utilizar ferramentas de interação como chat, fórum, agenda, envio de mensagens, dentre outras ferramentas para os alunos matriculados em sua disciplina.

Acesse o sistema pelo endereço: https://ae4.tidia-ae.usp.br/portal [15]

 

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato pelos e-mail abaixo:

prg.online@usp.br [16]

 

Equipe PRG :

Profa. Regina Melo Silveira – EP

Prof. Fábio Gregori – FMVZ

Prof. Ewout ter Haar – IF