Cerimônia Virtual de Encerramento do Primeiro Semestre Letivo 2021 USP

O pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em 17 de março de 2020 fomos surpreendidos pela terrível pandemia da Covid-19. Nessa ocasião, a Reitoria anunciou ações de segurança para garantir a continuidade de trabalhos essenciais e de pesquisa, além de determinar a continuidade remota das atividades acadêmicas dos cerca de 60.000 alunos matriculados nos cursos de graduação.

Em reunião com diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa, o Magnífico Reitor comunicou à época que “A USP não vai parar!”. As aulas foram então mantidas em formato on-line, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação, ou seja, criando ambientes virtuais de aprendizagem. Essa medida foi possível, pois a Universidade contava com infraestrutura tecnológica adequada, plataformas de ensino diversificadas e ferramentas de educação não presenciais já existentes.  A partir daí, os professores tiveram que adaptar seus conteúdos ao formato on-line, enquanto os alunos tiveram que organizar novas rotinas de estudo e buscar formas de visualizar as aulas e materiais disponibilizados no ambiente virtual. A Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com a Reitoria e a STI, para garantir o acesso dos alunos em situação de vulnerabilidade social, distribuiu 1800 kits compostos de chip para celular e modem portátil para conexão à internet. Tivemos, em 2020, cerca de 92% das disciplinas teóricas ministradas on-line. Para esse fim, professores e alunos puderam contar com as plataformas da USP: e-disciplinas e e-Aulas, e disporem de acesso a serviços do Google e Microsoft Teams. A PRG disponibilizou também oficinas/cursos de capacitação a estas plataformas.  Outro aspecto relevante que deve ser ressaltado é o final do processo da implantação da política de inclusão social na USP, atendendo ao estabelecido em 2017 pelo Conselho Universitário. Foram matriculados, este ano, 51,7% dos estudantes oriundos de escolas públicas e, destes, 44,1% auto declarados pretos, pardos ou indígenas (PPI). Trata-se do maior percentual atingido desde o início da reserva de vagas. O processo de inclusão social, preservando o mérito como requisito fundamental ao acesso à USP, tornou-a mais diversa e plural. Por outro lado, o crescimento de estudantes ingressantes com necessidades socioeconômicas (este com 49,4% tem renda familiar bruta entre 1 e 5 salários mínimos!), demanda mais esforços quanto à permanência estudantil. Em 2021, foram destinados mais de R$250 milhões para o programa de bolsas e auxílios concedidos.

O Programa Vem pra USP!, idealizado pelo atual Vice-Reitor, registrou em 2021, recorde no número de estudantes que participaram da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e que foram aprovados: 1556 estudantes do ensino médio das escolas públicas de São Paulo participantes da competição ingressaram nos cursos de Graduação da USP. Como disse o Prof. Hernandes, a USP está mais próxima dos estudantes e o sucesso crescente dos alunos desde a primeira edição em 2018, desmistifica o processo de ingresso e mais estudantes passa a perceber que é possível estudar na USP! A matrícula virtual é também uma realidade. A PRG, pelo segundo ano consecutivo, organizou uma Central Única de Matrícula para centralizar todos os serviços on-line de atendimento ao ingressante.

E 2021? O primeiro semestre ainda foi marcado pela pandemia da Covid-19 e pelas medidas de distanciamento social e proteção adotadas pela Reitoria. Continuamos com atividades remotas; a retomada progressiva das atividades presenciais neste semestre foi feita de forma cautelosa, seguindo os protocolos e as recomendações do Plano USP para retomada das atividades acadêmicas, coordenado pelo Prof. Hernandes.

E o segundo semestre letivo?  Temos esperança que:

– com o programa de vacinação em curso no Estado de São Paulo, possamos retomar paulatinamente as atividades presenciais;

– os estudantes possam “viver” a USP, conviver e desfrutar o que a universidade oferece por meio do esporte, da cultura, da arte e etc.

– a “reinvenção” que tivemos que fazer nesse período possa reverter em ações positivas para manter a excelência do ensino de graduação da USP;

– a visão de futuro da atual gestão da nossa universidade seja preservada nos próximos anos!

Por fim, nada melhor que a música praticada por bolsistas da PRG para encerrar o 1° semestre letivo de 2021!