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INTEGRA USP – DO ACOLHIMENTO À MENTORIA

“No ano de 2020, a partir do Edital PRG 01/2020-2021 CONSÓRCIOS ACADÊMICOS PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO – CAEG, a Prof.ª Dr.ª Fabiana Maris Versuti, em uma ação de parceria com a Prof.ª Dr.ª Thaís Zerbini, a Prof.ª Dr.ª Marina Greghi, a Prof.ª Dr.ª Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade e o Ms. Rafael Lima Dalle Mulle (atualmente, estudante de doutorado no PPG em Psicobiologia – FFCLRP USP), tiveram projeto intitulado “DO ACOLHIMENTO À MENTORIA: FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO” aprovado, com o objetivo de elaborar ações voltadas ao acolhimento universitário em conjunto com o recém institucionalizado “Escritório de Tutoria Acadêmica e Mentoria-Ement” da Pró Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. As ações, hoje, são conhecidas como INTEGRA USP.

Esta iniciativa contou também com o apoio de diversas e diversos docentes, de diferentes faculdades, cursos e campi da Universidade de São Paulo. Esta pluralidade e interunidade levou à conclusão de que uma ação inicial deveria contemplar aspectos gerais e amplos das estratégias de tutoria e mentoria.

Neste sentido, foram criadas duas e-disciplinas:

1) Fundamentos para acolhimento no contexto universitário: Ações do Facilitador – focada nas ações de estudantes que tenham interesse em planejar ações de acolhimento, a partir da tutoria e/ou mentoria.

2) Fundamentos para acolhimento no contexto universitário: Ações do Coordenador – focada nas ações de coordenadores e profissionais de unidades, que tenham interesse em implementar ações de acolhimento, a partir da tutoria e/ou mentoria.

As disciplinas estreantes, que ocorrem do dia 31/05/2021 à 06/08/2021, têm formato assíncrono e autônomo, com caráter reflexivo, informativo e de planejamento de ações e/ou implementação. A expectativa é viabilizar o aprimoramento das ações dos Mentoria e Tutoria, oferecendo condições que possibilitem aos docentes formação para que possam planejar, implementar, acompanhar e avaliar ações de acolhimento em seus e aos estudantes de graduação, receber suporte no ingresso à universidade, bem como desenvolver competências socioemocionais essenciais para que possam fazer escolhas críticas ao longo do curso, agir com autonomia, promover a autorregulação da aprendizagem e desenvolver autoeficácia.”