- Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

Mobilidade USP 

Mobilidade USP 

 

Graduação: Existem duas formas de participar do Programa de Mobilidade Estudantil na Graduação

 

  1. Universidades estrangeiras conveniadas

Consulte no menu Convênios quais são as universidades estrangeiras conveniadas com a USP. Se a universidade de seu interesse for conveniada, a candidatura a uma vaga de intercambista será exclusivamente por meio de Edital – Processo Seletivo, divulgado através deste site, e que pode ser encontrado através do site: https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=G&codmnu=2070 [1]

 

  1. Universidades estrangeiras não conveniadas

Se a universidade de seu interesse não for conveniada com a USP ou com a sua unidade de ensino, você poderá fazer, através da sua unidade de ensino, uma consulta individual à unidade estrangeira que poderá ou não aceitá-lo como intercambista.  A Agência não atuará nessa situação. Caso seja interesse da unidade de ensino, esta deve gerenciar esse tipo de mobilidade, negociando a vaga individual diretamente com a instituição estrangeira de interesse. O aluno deve, portanto, procurar a unidade (por intermédio do escritório de Relações Internacionais local ou, no caso de inexistência desse, diretamente da Comissão de Graduação), entregando a documentação completa que consta nesta página em sua unidade, no intuito de obter a aprovação (sujeita a um dado número de critérios) da sua solicitação. 

 

— 

O aluno deve visitar a página eletrônica da universidade de destino, com a finalidade de verificar o que é exigido e oferecido por ela. 

Importante: a USP não tem convênios com instituições internacionais para o aprendizado de idiomas. 

 

Os convênios acadêmicos internacionais são estabelecidos apenas por docentes. É importante salientar que o aluno pode procurar os docentes de sua unidade de ensino e demonstrar interesse por determinada universidade estrangeira. Se for de interesse da USP e da universidade estrangeira o convênio poderá ser assinado.

 

Vagas de intercâmbio

 

Vagas de intercâmbio acadêmico em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras são oferecidas aos estudantes de graduação da USP por meio de processos seletivos conduzidos por suas Unidades de Ensino e Pesquisa pela Aucani. A oferta de vagas está condicionada à existência de convênio acadêmico vigente no período pretendido para o intercâmbio e à confirmação de disponibilidade de vagas pela parte estrangeira. Os convênios acadêmicos bilaterais são firmados diretamente no âmbito das Unidade USP de Ensino e Pesquisa ou por interveniência geral da Reitoria da USP, representada pela Aucani. As instruções abaixo são válidas para os processos seletivos conduzidos pela Aucani. Para outras informações sobre processos de seleção, consulte instruções gerais ou entre em contato diretamente com a Comissão local responsável pelas relações internacionais (CCInt, CRInt) de sua unidade. 

 

Processos seletivos da Aucani

 

Os processos seletivos são realizados por meio de editais disponibilizados na área pública do Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/ [2]), encontrados em Editais > Alunos de Graduação > Editais (não é necessário login, inclusive para inscrição), sob responsabilidade da AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional. 

 

Para participação, o estudante deverá atender, na íntegra, aos requisitos específicos de cada edital. Quando exigidos, deverão ser utilizados os seguintes modelos obrigatórios: 

 

Contrato de estudos

Carta de motivação (colocar o link para cada desses modelos)

 

Caso a IES estrangeira não especifique o Certificado de Proficiência a ser apresentado, o candidato deverá apresentar comprovante conforme quadro apresentado. (onde está esse quadro?)

 

É importante que o estudante faça o levantamento prévio da documentação obrigatória a ser enviada à IES estrangeira, que não necessariamente é apresentada em edital, mas será necessária para o registro da candidatura. Esta documentação deverá ser anexada no momento da inscrição online no Sistema Mundus. 

 

Os documentos obrigatórios para a IES estrangeira podem ser consultados acessando o link de informações de mobilidade disponível em: http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/convenios/instituicoes-conveniadas/ [3] (busca por Convênios Acadêmicos, Interveniência USP e vigentes no período de interesse)

 

Caso aprovado(a) no edital da Aucani, o(a) estudante será considerado(a) pré-selecionado(a).

 

Antes do intercâmbio

 

Após a nomeação, o(a) estudantes pré-selecionado receberá orientações enviadas pela IES de destino sobre o processo de conclusão de candidatura. A IES estrangeira analisará a documentação recebida e se reserva o direito de proceder em desacordo com a pré-seleção conduzida pela USP, sobretudo  se as recomendações para a verificação de critérios de elegibilidade, elaboração do contrato de estudos, bem como prazos e condições não houverem sido observados. 

 

Em caso de admissão por parte da IES estrangeira, o estudante receberá uma Carta de Aceite e, somente após seu recebimento, deverá iniciar os trâmites relacionados à obtenção do visto apropriado, compra de passagem aérea, contratação de seguro e demais providências relacionadas ao intercâmbio, de acordo com instruções dadas pela instituição de acolhimento. 

 

Imediatamente após o recebimento da Carta de Aceite, o estudante admitido deverá anexá-la ao Sistema Mundus por meio de link(s) automático(s) que são direcionados para p e-mail institucional da USP após a pré-seleção. Feito isso, dentro de 5 (cinco) dias úteis, a CCInt/CRInt da Unidade da USP de origem receberá a mensagem automática solicitando verificação da Carta de Aceite, para que, assim, possa prosseguir com o registro de mobilidade. Este Registro mantém regularizada a situação do intercambista no Sistema Mundus assim que gerado e, no Sistema JúpiterWeb, mediante sua inclusão “cursando disciplinas no exterior” no histórico escolar, a ser realizado pela respectiva Seção de Alunos de Graduação, sem necessidade, portanto, de trancamento de matrícula. Caso seja período de matrícula e o registro de mobilidade não tenha sido gerado, o estudante deverá efetivar sua interação no JúpiterWeb normalmente, e sua situação será regularizada oportunamente. 

 

O estudante deverá cumprir, antes e depois de sua chegada ao país de destino, todas as normas e condições estabelecidas pela IES estrangeira para efetivação de sua matrícula e melhor aproveitamento do intercâmbio. 

 

Durante o intercâmbio

 

Caso haja quaisquer alterações no Contrato de Estudos, em virtude de inclusão, exclusão ou substituição de disciplinas previamente aprovadas, o intercambista deverá colher nova assinatura de docente membro da Comissão de Graduação (CG) de sua unidade USP de origem ou de representante devidamente autorizado no âmbito da unidade, conforme as normas vigentes. 

 

Em casos excepcionais, o estudante poderá consultar a Aucani com a devida antecedência sobre a possibilidade de prorrogação de sua estadia já iniciada, cuja autorização estará condicionada à disponibilidade da vaga e ao crivo tanto da Aucani como da Unidade USP de origem, bem como ao desempenho acadêmico satisfatório, a ser aferido por meio da documentação emitida pela parte estrangeira. Para mais informações, consulte instruções gerais. 

 

Após o intercâmbio 

Reconhecimento dos créditos obtidos no exterior

 

Ao término do período de intercâmbio, a IES estrangeira emitirá histórico escolar contendo a relação de disciplinas e/ou atividades realizadas, ementas e/ou relatórios, bem como conceitos de aproveitamento (notas/menções) e frequência do estudante (ou equivalente).

 

A CCInt/CRInt da Unidade USP de origem do estudante deverá anexar ao Sistema Mundus cópia do histórico escolar (ou equivalente) fornecido pela IES estrangeira para finalização do registro de mobilidade no exterior. 

 

Em posse do histórico escolar (ou equivalente) emitido pela IES estrangeira, o estudante deverá verificar no âmbito de sua unidade (CCINT/CRInt) os trâmites necessários para requerer aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, sejam como optativas do curso na USP ou como equivalente à disciplinas obrigatórias do curso regular, a critério da Comissão de Graduação e ouvido o Departamento. 

 

Média Normalizada por Turma

 

 

 

A Média Normalizada por Turma (MNT) é comumente adotada pela AUCANI como um dos critérios para seleção de estudantes de graduação em seus diversos editais.

 

Enquanto a média normalizada (simples) considera a média dos alunos em relação a média geral dos alunos em seu curso (visto como um todo), a média normalizada por turma repete este processo, mas considerando os alunos em cada disciplina, na turma em que a cursou.

 

A AUCANI entende que este método é mais justo para fins comparativos entre alunos da USP, face às naturais variações que existem  entre médias em diferentes escolas, cursos e turmas. E desta forma serve melhor como instrumento para classificação de todos os candidatos que participam dos nossos processos seletivos. 

 

  1. O cálculo da Média Normalizada do aluno por Turma (MNT) se resume na seguinte fórmula:

 

Onde

 

  = somatória das Disciplinas Concluídas (DC) do aluno;

 

NA = Maior nota do Aluno na turma da disciplina (entre primeira e segunda avaliações);

 

MT = Média simples das Notas de toda a Turma na Disciplina;

 

σMT = Desvio Padrão das notas da Turma na Disciplina;

 

TCC =  Numero total de Créditos Concluídos do Aluno;

 

CD = Número de Créditos da Disciplina.

 

 

 

  1. Entende-se por ‘Turma’ cada oferecimento de determinada disciplina codificado no Sistema JúpiterWeb em função de docente responsável, horário, código e tipo (se téorica e/ou prática). Os dados da Turma podem ser consultados no Sistema JúpiterWeb no semestre de oferecimento da disciplina a que está vinculada (consulta por sigla da disciplina, parte do nome da disciplina ou por Unidade de Ensino.

 

 

 

  1. Esse método contempla o mérito acadêmico e torna relativa a nota do estudante em sua própria turma, permitindo a comparação de alunos de diferentes turmas, áreas e cursos em uma base normalizada.

 

 

 

  1. A média normalizada por turma é calculada apenas para estudantes que tenham concluído, ao menos, dois semestres de seu curso (vínculo) atual. Se e somente se sua média for 0,0000 (zero), favor entrar em contato pelo Fale Conosco (Assunto Editais > Intercâmbio) e informe seu número USP.

 

 

 

  1. Quando da solicitação do cálculo da média normalizada por turma, a base de cálculo considerada serão somente as notas consolidadas até o semestre mediatamente anterior, ou seja, referentes ao penúltimo semestre em relação ao momento em que se solicita o cálculo. As notas eventualmente atribuídas no semestre corrente e no último semestre encerrado são desconsideradas para fins de cálculo da média normalizada por turma.