- #Pró-Reitoria de Graduação - https://prg.usp.br -

Grupos PET – 12.História

O PET-História tem como um de seus pressupostos fundamentais a valorização das atividades coletivas voltadas para o fortalecimento do debate e a cooperação, além de estimular a adoção de uma perspectiva crítica por parte dos alunos-bolsistas. Neste sentido, o grupo busca fazer frente à crescente tendência de especialização precoce no ensino superior, pois julgamos que a formação abrangente do historiador pressupõe não apenas a valorização da pesquisa individual, mas também o oferecimento aos alunos de subsídios teóricos e metodológicos para atuar nas mais diversas áreas que concernem ao profissional formado em história, tais como ensino, trabalho em instituições culturais, museus, arquivos e consultorias. Este caráter de não especialização é proporcionado pela formação tutorial através do contato com diversos campos do conhecimento e com a não restrição a um único campo de pesquisa. Acreditamos que o produto destas atividades e reflexões coletivas não devem ser compreendidos e avaliados sob uma lógica utilitarista que enfatize a obtenção de resultados objetivos facilmente mensuráveis. O trabalho do PET-História é um processo de formação que pressupõe, sobretudo e principalmente, a maturação do conhecimento, cuja maior especificidade é demandar tempo na construção de um saber ao mesmo tempo coletivo e subjetivo. Além destes aspectos, a educação tutorial tem como uma de suas principais características o fato de constituir-se como espaço privilegiado no processo de construção da autonomia dos alunos, na medida em que o tutor(a) busca estabelecer uma relação horizontal com os bolsistas. Nesse sentido, as atividades planejadas devem ser resultado de decisões tomadas coletivamente, construídas por meio do debate de idéias entre todos os participantes do grupo, sem hierarquias.