No final de cada semestre, os alunos dos cursos de Graduação da Universidade de São Paulo devem se matricular nas disciplinas que desejam cursar no semestre seguinte.
A matrícula é interativa, e deve ser efetuada pelo sistema Júpiter Web.
Para fazer sua matrícula, acesse o Júpiter Web e efetue o login. Localize no menu lateral “Matrícula” e, depois, “Fazer Matrícula”.
Leia as instruções e clique em “Iniciar Matrícula”.
As disciplinas estão divididas em “Obrigatória”, “Optativa Eletiva”, “Optativa Livre”, “Optativa Livre USP” e “Extracurricular”.
Clique em “Obrigatória”, “Optativa Eletiva” ou “Optativa Livre” para visualizar uma lista com todas as disciplinas de cada tipo oferecidas para o seu curso/currículo. Em “Optativa Livre USP” e “Extracurricular”, é possível buscar as disciplinas oferecidas por Unidade, pela sigla ou parte do nome.
O sistema pode sugerir diversas turmas para uma mesma disciplina. Para consultar informações como o horário, o docente e o número de vagas, clique no número da turma. Para consultar as informações da disciplina, clique no nome da disciplina.
Escolha as turmas/disciplinas clicando na caixa de seleção e prossiga clicando em “>>”.
No caso das optativas (eletivas ou livres), o sistema solicita que seja informada a prioridade e o número de disciplinas que deseja cursar.
O aluno pode se inscrever em um número maior de disciplinas optativas do que deseja de fato cursar. Após a seleção das optativas eletivas, preencha o campo “Quantas Disciplinas Optativas Eletivas você deseja cursar?”, e após a seleção das livre, preencha “Quantas Disciplinas Optativas Livres você deseja cursar?”.
Dessa forma, se, por exemplo, o aluno selecionar cinco disciplinas optativas eletivas, mas no campo “Quantas Disciplinas Optativas Eletivas você deseja cursar?” inserir o número “2”, o sistema selecionará apenas duas disciplinas optativas eletivas para o aluno cursar no próximo semestre. O mesmo ocorre no caso das optativas livres/livres USP. As outras três disciplinas aparecerão como “Preteridas”, após a consolidação, na tela “Resultado das consolidações”.
No campo “Prioridade”, o aluno deve enumerar as disciplinas selecionadas por ordem de preferência. Assim, a disciplina que mais deseja cursar deve ser preenchida com o número 1, a segunda com o número 2 e assim sucessivamente.
ATENÇÃO: após a seleção das disciplinas é necessário SALVAR sua matrícula para que ela seja registrada no sistema.
Imprima ou salve em formato pdf a página com o relatório das disciplinas em que você se inscreveu.
Observações:
- O sistema não permite que o aluno salve a matrícula quando há conflito de horário entre disciplinas obrigatórias.
- Não é possível preencher a prioridade das disciplinas optativas com o mesmo número.
- O aluno pode alterar suas inscrições quantas vezes desejar durante o período de interação de matrículas.