Educação para a Saúde: Campanha Bons Hábitos Posturais
Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Faculdade de Medicina
Unidade(s) colaboradoras e Curso(s):
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade,
Escola de Comunicação e Artes.
Coordenador e contato: Profa Dra Sílvia Maria Amado João / smaj@usp.br
Equipe:
2 docentes do Curso de Fisioterapia (FMUSP): Profa Dra Sílvia Maria Amado João e Profa Dra. Raquel Aparecida Casarotto;
– 1 docente da Faculdade de Economia e Administração (FEA USP) – Curso de Ciências Atuariais: Prof Dr. Luiz Jurandir Simões de Araújo;
– 1 docente da Escola de Comunicação e Artes (ECA USP) – Curso de Propaganda e Publicidade: Prof Dr. Arlindo Ornelas Figueira Neto;
– 1 docente do Curso de Fisioterapia da PUC-SP: Profa Dra Patrícia Jundi Penha;
– 3 bolsistas: 1 estudante do Curso de Fisioterapia (Isabella Ramos Pascua de Freitas), 1 estudante da Escola Politécnica do Curso de Engenharia Elétrica (Eric Scromovas Salge) e 1 estudante de Propaganda e Publicidade (Douglas Avezum Marques da Silva / Matheus Adriano da Silva) .
– 1 aluna voluntária do Curso de Fisioterapia (Carolina Melim Diogo Pereira);
– 1 engenheiro mecânico voluntário ex-aluno da Escola Politécnica (Marlon Dyo Fukuda Koga).
Resumo do Projeto:
O Projeto Educação em Saúde: Bons Hábitos Posturais – COLUNA FELIZ nasceu no final de 2018 com a iniciativa de docentes de 3 cursos de graduação da USP (FMUSP, FEA e ECA) e visa a aproximação do aprendizado adquirido no curso de graduação com a população, principalmente àquela carente de recursos e de informação sobre Educação em Saúde.
O Projeto tem o objetivo de disseminar informações sobre saúde e práticas que melhorem a qualidade de vida no que diz respeito aos Bons Hábitos posturais de crianças e adolescentes. Neste projeto inicial procurou-se atender escolas municipais/ estaduais da região do Butantã da cidade de São Paulo.
A atuação estende-se aos fisioterapeutas e profissionais de saúde, professores e gestores escolares orientando-os sobre os problemas encontrados, além de auxiliá-los a identificar os já existentes. A equipe interdisciplinar e multiprofissional formadas por estudantes dos cursos de Fisioterapia, Publicidade e Propaganda e Engenharia, bem como docentes das respectivas Unidades destes cursos realizaram a orientação nas escolas de maneira didática dentro do escopo de suas práticas profissionais.
Serão realizadas visitas iniciais para a identificação do público alvo (crianças do Fundamental I e adolescentes do Fundamental II) nas escolas que aceitaram o convite para o desenvolvimento do Projeto. A equipe multiprofissional irá desenvolver atividades específicas, campanhas e práticas que melhorem a qualidade de vida das comunidade escolar no que diz respeito a orientações posturais.
Além de ser um projeto multiprofissional e interunidades, o Projeto Bons Hábitos Posturais- COLUNA FELIZ possui também uma responsabilidade social reforçando os valores de cidadania e de promoção de saúde.
O Projeto Bons Hábitos Posturais será constituído por 3 pilares:
- Visitas de Campo: A equipe atenderá 3 escolas com aproximadamente 500 crianças / adolescentes. Cada escola será visitada pelo menos três vezes, proporcionando um atendimento coletivo. Durante as visitas, os estudantes orientarão sobre uso correto de mochilas, hábitos de boa postura e cuidados específicos com sua saúde, para que seja possível melhorar a qualidade de vida, o bem estar e o quadro de saúde.
- Campanhas: Atividades abertas ao público escolar para conscientização sobre boa postura, importância da mobilidade na promoção da saúde, uso correto de mochilas, e questões sociais que permeiam o dia a dia da comunidade escolar e Orientações de Boa Postura: voltada à orientação do público infantil sobre prevenção e promoção da saúde escolar.
- Site: Será produzido um site com conteúdo informativo sobre Bons Hábitos Posturais- COLUNA FELIZ e de Promoção de Saúde.
Resultados do Projeto: IMPACTOS DO PROJETO JÁ RECEBIDOS
- Para os Estudantes
Desafios do trabalho em conjunto;
Adotar uma abordagem ativa e interdisciplinar de modo que os estudantes busquem soluções inovadoras para problemas reais e recorrentes, sob a supervisão de seu mediador;
Favorecer uma participação ativa e autônoma dos estudantes, que tendo ao seu alcance um arsenal teórico propiciado pelas disciplinas do curso, buscará soluções para problemas reais diante dos conhecimentos que desenvolvem em sua trajetória acadêmica.
- Para a Comunidade
A Educação para a Saúde será tratada como tema transversal, permeando todas as áreas que compõem o currículo escolar, assim como irá se utilizar de estratégias para regular a vida e a conduta das crianças na escola. Pode-se pensar, portanto, a saúde escolar como uma área que engloba, ao mesmo tempo, “o atendimento à saúde da criança em idade escolar (como prática assistencial) e o ensino de normas, valores e hábitos relativos à aquisição, conservação e recuperação da saúde;
Cuidado com a sua saúde e promoção de saúde com familiares e colegas.
AMBIENTE VIRTUAL- SITE. O projeto tem como objetivos específicos: incentivar a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pelos professores; envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na comunidade quanto no mundo; promover a interação entre professores e alunos em um espaço compartilhado adequado às necessidades de cada educando, utilizando a ferramenta como um facilitador da aprendizagem e do compartilhamento de conhecimento em formato digital; fomentar a inclusão digital; facilitar a disseminação de conteúdos digitais pelos professores e pelos próprios alunos em um espaço próprio.
- Para a Universidade
Interação Universidade –comunidade;
Vivências interdisciplinares de cursos de diferentes áreas;
A aquisição de conhecimentos, habilidades, competências e valores dependem de um ensino que faça a ponte entre a teoria e a prática, ligando ciência e trabalho;
Para sintonizar a universidade com uma nova ordem mundial, os paradigmas do mundo moderno e a formação científica e tecnológica dos alunos,
A educação precisa ser entendida e trabalhada de forma interdisciplinar, tendo no aluno um agente ativo. O discente precisa ser comprometido, responsável, apto a planejar ações, assumir responsabilidades, tomar decisões diante dos fatos e interagir em seu meio. Cabe ao professor tornar o aluno um sujeito de sua aprendizagem;
Sites e Mídias Sociais
Facebook:
Instagram: https://www.instagram.com/projetocolunafeliz/
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E-mail: