Aluno de graduação do IFSC conquista Prêmio Jovens Físicos do ICTP-IFT

O aluno Rodrigo Andrade e Silva, de 21 anos, que atualmente cursa o último ano de graduação no Instituto de Física de São Carlos (USP), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Jovens Físicos do ICTP-IFT (UNESP-São Paulo), com nota recorde – 49,50 de 60 pontos – jamais alcançada nas avaliações das edições anteriores da competição, que premia alunos de destaque com idade igual ou inferior a 21 anos.
Organizada pelo Instituto de Física Teórica (IFT-UNESP), em parceria com o ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), a competição premiou os cinco melhores alunos entre os quase trinta participantes que enfrentaram uma prova de seis questões, que incluiu, Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística/Termodinâmica, Eletromagnetismo, Relatividade Especial e Física-Matemática.
A prova escrita foi aplicada no dia 1º de novembro deste ano, sendo que os prêmios – R$ 1.000 para o primeiro colocado; R$ 800 para o segundo; R$ 600 para o terceiro; R$ 400 para o quarto e R$ 200 para o quinto colocado -, deverão ser entregues no Auditório do IFT-UNESP, em São Paulo, ainda no primeiro semestre de 2015.
Rodrigo Silva, que nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, ficou sabendo da competição através de alguns docentes do nosso Instituto. Quanto ao valor do prêmio, diz que irá utilizá-lo para reembolsar o que gastou prestando vestibular em algumas universidades dos Estados Unidos e Canadá, uma vez que ele pretende iniciar seu doutorado assim que terminar a graduação no IFSC-USP.
Rodrigo começou a se interessar pela física durante o ensino médio, tendo participado da Olimpíada Brasileira de Física, bem como da Olimpíada Internacional de Física de 2010, na Croácia, onde recebeu medalha de bronze e, na ocasião, conheceu o Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, docente do Grupo de Óptica do IFSC-USP. Quando concluiu o colegial, suas duas únicas opções para cursar física eram os Campi USP de São Paulo ou São Carlos, tendo optado pela Unidade do interior do estado. Após quase quatro anos na graduação do IFSC-USP, Rodrigo conta que, assim que finalizar o curso e, posteriormente, o doutorado no exterior, pretende atuar na área acadêmica.
Para o Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, o esforço de Rodrigo nos estudos, que resultou na participação das Olimpíadas, é um dos motivos pelo qual Rodrigo possui um desempenho excepcional no Instituto de Física de São Carlos: “O sucesso dele vem sendo construído há algum tempo, e não agora”, finaliza o docente.

Créditos:Rui Sintra Jornalista Coordenador(Mtb 66181)/Assessoria de ComunicaçãoIFSC-USP