Educação Ambiental e Redução de Riscos de Desastres
Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Unidade(s) colaboradoras e Curso(s): Instituto de Biociências
Coordenador e contato: Profa. Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro
Equipe: A equipe do projeto é composta de três estudantes da pós-graduação, das áreas de Geografia Humana, Sustentabilidade e Ensino de Ciências, e doze estudantes de graduação do curso de Gestão Ambiental. Além disso, desde o início do projeto, já contamos com a presença de mais de 65 voluntários. O grupo conta ainda com uma equipe de docentes integrada por três professores e duas professoras.
Coordenadora: Profa. Dra. Flávia Noronha Dutra Ribeiro
co-orientador: Prof. Dr. Gerardo Kuntschik
co-orientador: Prof. Dr. Marcos Bernardino de Carvalho
co-orientadora: Prof. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva
Estudantes de pós-graduação:
Danilo Pereira Sato
Jéssica Nogueira Marques
Patrícia Mie Matsuo
Estudantes de graduação:
Beatriz Ferreira Luna
Bruna Miranda Arnaldo dos Santos
Ediney Dos Santos Ferreira
Isabela do Nascimento Dias
Karla Mesquita
Laura Domingues dos Santos
Letícia Milene B. Silva
Lucas Henrique de Toledo Freitas
Maria Luiza Bregieiro
Mirella Tavares da Silva
Rafael da Silva Damasceno Pereira
Victoria Caroline de Souza Alves
Resumo do Projeto: Desastres naturais são causa de grande quantidade de perda de vidas humanas e de propriedade em todo o mundo, o que demanda ação mundial rápida e coordenada capaz de reduzir a vulnerabilidade das populações frente à inevitável intensificação dos desastres naturais como consequência do aquecimento global, ou da chamada Sociedade de Risco. Neste contexto, esforços estão sendo despendidos para desenvolver ações educativas voltadas para a construção de uma sociedade mais resiliente. Essas atividades são pautadas pelo ensino inovador e interdisciplinar, e pela preocupação com a discussão e com a formação para os valores e comportamentos que devem nortear as práticas sociais do futuro. Nesse sentido, o nível das comunidades pode ser adotado como a escala de formação de agentes comunitários capazes de lidar com a problemática do risco a nível local, processo organizado pelo espaço da Educação Ambiental enquanto um movimento crítico e transformador capaz de instrumentar e empoderar os sujeitos, que deixam de conviver com o risco e passam a cultivar uma cultura de resiliência e resistência coletiva.
O projeto foi idealizado pelo Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental (DAGA) em 2017 e com o objetivo de formar um grupo interdisciplinar com os alunos de graduação interessados atuar com Educação Ambiental Crítica no ensino público da Zona Leste de São Paulo. O coletivo foi fundado oficialmente em março de 2018 por alunos dos cursos de Gestão Ambiental (EACH), Geografia (IFSP), Engenharia Ambiental (UFABC), Biotecnologia (EACH), Letras (FFLCH) e Matemática (IME). O objetivo geral do grupo é inovar na proposição de ferramentas de ensino-aprendizagem que reconheçam o potencial da sinergia entre Educação Ambiental Crítica e a Redução de Riscos de Desastres (RRD),
Em sua versão piloto, o projeto envolveu 30 alunos do Ensino Fundamental II em um curso de 30h divididas em 10 intervenções, pautadas em oficinas, debates e intervenções artísticas.
O número de estudantes interessados em participar cresceu, principalmente no curso de Gestão Ambiental da EACH USP, que contribuiu para a ampliação do projeto em termos de mudança social, participação política e desenvolvimento profissional dos graduandos.
Em 2019 foi realizado um segundo curso de Educação Ambiental Crítica e Redução de Risco de Desastres, com 11 intervenções, contemplando 40 alunos de uma instituto em área de risco hidrológico na Zona Leste. Além disso, o GEAC realiza encontros de formação interna, eventos acadêmicos e minicursos sobre EA e RRD, dentre outras atividades.
Resultados do Projeto https://drive.google.com/drive/folders/1Bf4aVYeLB3yriErMu9D_QTpKzxdWrjXv?usp=sharing
Sites e Mídias Sociais:
Criação da Rede de Educação e Redução de Riscos de Desastres: https://www.cemaden.gov.br/rede-de-educacao-e-reducao-de-riscos-de-desastres-e-criada-para-acoes-integradas-entre-instituicoes-e-universidades/ https://mundogeo.com/2019/04/18/criada-rede-de-educacao-e-reducao-de-riscos-de-desastres/
Formação em Educação e Redução de Riscos de Desastres: http://educacao.cemaden.gov.br/site/news/OTQwMDAwMDAwMTAy e http://www5.each.usp.br/noticias/alunos-e-professores-da-each-participam-de-formacao-em-educacao-e-reducao-de-riscos-de-desastres/
Campanha para prevenção de desastres naturais do Cemaden: http://redenacionalderadio.com.br/programas/materias-da-voz/20-09-18-graziela-mendonca-campanha-cemaden.mp3/view
Projeto piloto do GEAC: http://200.133.244.149/2018/?p=985
Publicação do Cemaden divulgando o projeto: https://www.facebook.com/cemadeneducacao/posts/1792384434220277/
Divulgação do MiniCurso na VII Semana de Licenciatura em Ciências das Natureza: https://www.facebook.com/grupodeeducacaoambientalcritica/photos/a.534942087027918/638762046645921/?type=3¬if_id=1567271082170647¬if_t=page_post_reaction
Divulgação da atividade “Rio do Tempo”: https://www.facebook.com/sistematizacaodeexperiencias/posts/2222166231224110
Facebook: https://www.facebook.com/grupodeeducacaoambientalcritica/
Instagram: https://www.instagram.com/grupoeacritica/
You Tube: https://youtu.be/k6DdxdMTf_k
E-mail: