ENEM torna a USP mais inclusiva

Por Aldrin Jonathan

Coordenadores de cursinhos populares concordam que a adesão da USP ao ENEM é uma medida inclusiva. Para eles, embora haja muito a ser feito, medida é o primeiro passo rumo à ampliação do acesso à Universidade.

“De fato a adesão ao SISU (Sistema de Seleção Unificada) é uma medida mais inclusiva do que o modelo anterior, o vestibular FUVEST, porque o ENEM tem sido um meio que ampliou o acesso à universidade no Brasil. Nas Universidades Federais, ganhou certo protagonismo e deu acesso aos setores populares”, avalia Rafael Domingues, coordenador geral do Cursinho Popular de Estudantes da USP (ACEPUSP). No entanto, para ele a adesão é um avanço, é uma conquista dos movimentos sociais, mas ainda não representa a resolução de todos os problemas de acesso.

De forma semelhante, Eric Yudi Isobe Hara, coordenador da área do financeiro do Cursinho da FEA, considera a utilização do SISU positiva. “O ENEM é bom, abrange diversas universidades, com o tempo será o maior vestibular do país e abrangerá praticamente todas as universidades”. Hara concorda com a ação gradativa: “acho que tem que ser gradual, até porque a FUVEST está consolidada.” Para ele, a maior mudança ocorrerá para os alunos que não são do Estado de São Paulo: “Os alunos [do Cursinho da FEA] gostaram por poder ter uma opção a mais para ingressar na Universidade, mas não vão sentir: a maior mudança é para quem mora fora de São Paulo e poderá concorrer a uma vaga na USP”.

A USP aprovou em 23 de Junho a utilização do SISU como nova forma de ingresso. Além do tradicional vestibular da FUVEST, cerca de 14% das vagas da Universidade serão disputadas pelo ENEM. A expectativa da Universidade é a de que o novo modo de acesso amplie o ingresso de alunos provenientes de escola pública. Dados da FUVEST mostram que nos últimos cinco anos, o número de ingressantes da rede pública de ensino aumentou em 10 pontos percentuais, chegando aos 35,1% dos calouros. O objetivo é que nos próximos a metade dos novos alunos seja da rede pública.