Escola Politécnica é premiada pela melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2023

Anualmente, a Pró-Reitoria de Graduação premia as unidades que promoveram as melhores semanas de recepção aos novos alunos

Por

A partir da esquerda] O vice-diretor da ECA, Eduardo Monteiro; o diretor da Poli, Reinaldo Giudici; o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado; o pró-reitor adjunto Marcos Neira; e a presidente da Comissão de Graduação do ICMC, Sarita Mazzini – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Escola Politécnica (Poli) foi a vencedora do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2023. A distinção é concedida anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação de atividades para receber os novos estudantes da Universidade.

“Esse é o reconhecimento do esforço das Unidades no momento inesquecível de acolhimento dos novos estudantes. É nessa semana que o aluno ingressante tem o primeiro contato com a riqueza e o potencial da comunidade acadêmica, com as instalações do campus, com a nova perspectiva de vida que se abre para esses jovens. A qualidade desse primeiro momento é determinante para relação que será estabelecida entre o estudante e a nossa instituição”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, durante a cerimônia de entrega do Prêmio, realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 21 de junho.

O diretor da Poli, Reinaldo Giudici lembrou que “como instituição de ensino, temos dois momentos particularmente marcantes: a colação de grau, que marca a saída de uma turma, e a recepção dos novos alunos, que marca a renovação. É com muito carinho que preparamos as atividades dessa semana”.

Giudici ressaltou que, durante a Semana de Recepção da Poli, não há aulas também para os veteranos, permitindo que eles possam participar das atividades de integração com os novos ingressantes.

A cerimônia de entrega do Prêmio Melhor Semana de Recepção ao Calouro 2023 foi realizada no dia 21 de junho, na Sala do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Escola de Comunicação e Artes (ECA) ficou em segundo lugar e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em terceiro. Também foram conferidas menções honrosas a todas as unidades que participaram da premiação, enviando os relatórios das atividades que foram desenvolvidas durante a Semana.

O pró-reitor adjunto, Marcos Neira, lembrou o esforço e a dedicação de todos os envolvidos, tanto da Pró-Reitoria de Graduação quanto das Unidades, na organização da Semana de Recepção aos Calouros, que começa ainda no ano anterior, com a elaboração e o desenvolvimento da campanha pelos alunos de publicidade. “São tantos colegas que, além de executarem muito bem o seu trabalho, também se engajam para fazer a Semana de Recepção acontecer, excedendo muitas vezes suas atribuições usuais para garantir que tudo funcione bem”, lembrou Neira.

Prêmio

Além do Troféu Recepção Legal e da placa de Semana de Recepção aos Calouros 2023, a Escola Politécnica também receberá um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática para o uso dos alunos de graduação, e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação, o prêmio homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo na Universidade.

Troféu Recepção Legal – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Semana de Recepção aos Calouros

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 13 e 17 de março, e teve como tema a campanha “Bem-vindos ao inesquecível”. Criada por estudantes de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a campanha valorizou integração entre os campi, a história da USP e as trajetórias daqueles que acabam de chegar.

Mais imagens: