Comissão Interunidades das Licenciaturas (CIL)

A CIL – Comisão Interunidades das Licenciaturas, foi criada em 2005 dando cumprimento a exigência do Programa de Formação de Professores da USP. Sua missão é, representar a diversidade de perspectivas e apresentar caminhos para o equacionamento dos inúmeros conflitos inerentes a um programa que pretende integrar unidades com cursos de Licenciatura que até hoje funcionavam fundamentalmente por justaposição.

Seu principal objetivo é a proposição de mecanismos permanentes de diálogo, experimentação e renovação de práticas e formas de organização das licenciaturas. Assim, seu resultado final, mais do que sugerir um caminho fixo e definitivo, procura estabelecer as bases para que a Universidade de São Paulo possa ter na formação de professores e no compromisso com a melhoria do ensino público uma preocupação constante e uma ação integrada e renovadora.

O Programa de Formação de Professores estabelece as bases e as condições da integração das ações de formação inicial de professores para a educação básica em cada unidade e entre as diferentes unidades, assim como entre a USP e os sistemas de educação básica do estado e dos municípios circunvizinhos aos campi desta Universidade.

E-mail institucional para contato: licenciatura@usp.br