Nobel Prize Dialogue São Paulo 2024 – 17 abril na USP. Inscreva-se!

CONVITE: NOBEL PRIZE DIALOGUE EM SÃO PAULO (USP)

📍17 de abril de 2024 – 10:00-12:00 (horário de Brasília)
São Paulo/Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI USP)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 -Butantã
📍Evento gratuito mediante inscrição, com tradução simultânea e emissão de certificado:
🔗https://lnkd.in/dunkmBMf
📍A ciência tem grande impacto na sociedade. Como conseguir o melhor
da ciência e dos cientistas? O Nobel Prize Dialogue é um evento
gratuito que reúne laureados com o Prémio Nobel (Serge Haroche (Nobel de Física em 2012), David MacMillan (Nobel de Química em 2021) e May-Britt Moser (Nobel de Medicina em 2014) e o público para discutir questões urgentes do nosso tempo.

Diálogo Nobel Brasil

Ainda em 2018, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi procurada pela Nobel Prize Outreach, com o objetivo de organizar a primeira edição no país de um Diálogo Nobel em 2020. Esses eventos reúnem ganhadores do Prêmio Nobel com lideranças científicas, pesquisadores, políticos, empresários, intelectuais, e, sobretudo, jovens estudantes. O objetivo é promover discussões sobre questões globais a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Em virtude da pandemia de covid-19, não foi possível promover a atividade presencial em 2020. No entanto, as instituições mantiveram-se em contato e realizaram duas edições virtuais do Diálogo Nobel em 2021:

08/04/2021 – O Valor da Ciência: Diálogo Nobel Brasil (http://www.abc.org.br/evento/nobel- brasil-2021/): O encontro promoveu um debate sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, com foco nos tempos de crise, como a pandemia de covid-19. O evento foi dividido em duas partes: a primeira apresentou um diálogo entre May-Britt Moser (Nobel de Medicina, 2014) e o membro correspondente da ABC Serge Haroche (Nobel de Física, 2012), além dos então presidente e vice-presidente da ABC. A segunda parte contou com duas mesas redondas, nas quais estudantes universitários de todo o Brasil, previamente selecionados, tiveram a oportunidade de se juntar aos laureados em uma sessão de perguntas e respostas. No processo de seleção dos 40 estudantes, foram recebidas mais de 170 indicações de 90 universidades públicas e privadas do Distrito Federal e de 23 Estados do Brasil.

16/11/2021 – Unidos pela Ciência: Diálogo Nobel América Latina e Caribe (http://www.abc.org.br/evento/unidos-pela-ciencia/): O encontro contou com cinco vencedores do Prêmio Nobel, que se reuniram virtualmente com estudantes para um debate sobre o papel dos cientistas na sociedade e o impacto das mais recentes descobertas científicas. O evento contou com a presença de 80 estudantes de 24 países da região, tendo o Brasil o maior número de representantes (16 no total). A atividade foi organizada pela ABC, pelo Nobel Prize Outreach e pela Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS). Os laureados convidados foram Bernard Feringa (Nobel de Química, 2016), Elizabeth Blackburn (Nobel de Medicina, 2009), Emmanuelle Charpentier (Nobel de Química, 2020), May-Britt Moser (Nobel de Medicina, 2014) e Saul Perlmutter (Nobel de Física, 2011). Cada laureado comandou uma sessão de diálogo, na qual respondeu perguntas dos estudantes da América Latina e do Caribe.

O Diálogo Nobel Brasil 2024 será o terceiro evento da parceria entre a ABC e a Nobel Prize Outreach, a primeira edição presencial na América Latina com o foco específico em ciência. O tema geral será “Creating our Future Together with Science”. Três ganhadores do Prêmio Nobel já estão confirmados: David MacMillan (Nobel de Química, 2021), May-Britt Moser (Fisiologia/Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012). As atividades acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, nos dias 15 e 17 de abril, respectivamente. No Rio

de Janeiro, em evento de dia inteiro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), espera- se contar com participação expressiva de estudantes e jovens, numa oportunidade única para um debate intergeracional de alto nível. Em São Paulo, atividade semelhante (duração reduzida) será realizada pela manhã na Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, buscando ampliar o impacto da iniciativa no país e potencializar as possibilidades de intercâmbio, teremos uma reunião na tarde de 17 de abril, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), envolvendo, além dos ganhadores do Prêmio Nobel, lideranças governamentais, tomadores de decisão, setor acadêmico, líderes empresariais, agências de apoio à pesquisa e imprensa, para uma discussão sobre os impactos da ciência na economia e no desenvolvimento da sociedade e porque governos devem investir em ciência. Esta será a primeira vez que a Nobel Prize Outreach promoverá um evento neste formato.

O século 21 é conhecido como o “Século do Conhecimento e das Habilidades”. A ciência é um insumo essencial para a inovação, com amplos impactos no crescimento econômico e no desenvolvimento de uma nação. A economia de hoje depende diretamente das evidências derivadas da ciência. O desenvolvimento de novos produtos e processos em benefício da sociedade requer forte base científica e tecnológica, o que exige pessoal qualificado. Os países desenvolvidos vivenciaram e continuam a incentivar este ciclo virtuoso. O Brasil pode caminhar nessa direção, entendendo que ciência não é um gasto, mas um investimento no futuro do país. A ciência é fundamental para enfrentar desafios como a pobreza, a desigualdade, as alterações climáticas, a degradação ambiental, entre outros, a fim de se alcançar um desenvolvimento sustentável e equitativo.