Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde

Unidade Sede e Curso(s)  do Projeto: Faculdade de Saúde Pública

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):  Centro Universitário São Camilo (CUSC), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx) 

Coordenador e contato: Profa Dra Nagila Raquel Teixeira Damasceno e Profa Dra Ana Paula de Queiroz Mello – nagila@usp.br, apqmello@usp.br

Equipe: 

Coordenadoras: Profa Dra Nagila Raquel Teixeira Damasceno (FSP/USP; SOCESP; INCT-FCx) e Profa Dra Ana Paula de Queiroz Mello (CUSC);
Parceiros: Aline e Silva Tenório (SEE/SP)
José Francisco Kerr Saraiva (SOCESP)
Alunas de Graduação:
Maria Eduarda Gonçalves Fortes (FSP/USP)
Gabriela Mieko Yoshimura Orlandin Alves (FSP/USP)
Ana Carolina Machado Puppi (FSP/USP)
Viviani Marcon Vieira Ré (CUSC)

Resumo do Projeto: 

INTRODUÇÃO: A prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes vem aumentando progressivamente nos últimos anos, sendo considerada problema atual de Saúde Pública. Este fato propicia, maior risco para doenças cardiovasculares na vida adulta. A aprovação da Lei Nacional nº13.666/2018, que inclui a educação alimentar e nutricional (EAN) como tema transversal nos currículos da educação infantil até ensino médio, favorece a promoção da saúde e prevenção de doenças.

OBJETIVO: Elaborar e aplicar programa de capacitação para educadores e nutricionistas vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar sobre como abordar o tema alimentação saudável na escola de maneira transversal.

MÉTODO: Através da parceira com universidades, sociedade médica e Secretaria Estadual de Educação (SP), foi possível elaborar um curso à distância para auxiliar educadores do Ensino Fundamental-Anos Finais e Ensino Médio de escolas estaduais, além de nutricionistas, no cumprimento da Lei 13.666/2018, por meio de uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem. A seleção dos temas abordados e dos materiais utilizados levou em consideração referências com elevado impacto científico.

Resultados do Projeto:

RESULTADOS PARCIAIS: O programa foi dividido em 3 etapas. Etapa-1: será aplicado Questionário de Caracterização, online, para avaliação diagnóstica dos participantes. Etapa-2: será oferecido curso de capacitação de 40h, dividido em 4 eixos – Eixo-I: Compreensão e análise reflexiva da alimentação dos participantes (estímulo à reflexão sobre a própria história alimentar); Eixo-II: Compreensão do outro (discussão sobre produção alimentar, nutrição, marketing, segurança alimentar e nutricional, e políticas públicas que envolvem alimentação escolar); Eixo-III: Educador/Nutricionista e o Programa (discussão da importância da escola como promotora de saúde na prevenção da obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares); Eixo-IV: Educação alimentar na prática escolar (produção e envio de material sobre EAN aplicado na escola). Etapa-3: Avaliação do Programa.


CONCLUSÃO: Espera-se que com a capacitação dos educadores tenham ações pedagógicas mais efetivas sobre promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola. Desta forma, em longo prazo, diminuição de indicadores de obesidade e suas complicações entre escolares, com incorporação de maneira sistemática de fundamentos sobre alimentação saudável no plano pedagógico das escolas. 

Em agosto de 2020 o projeto apresenta 5350 alunos inscritos no curso AeD.

Distribuição_Diretoria de Ensino_26_08_20