Projeto Exercício e Coração

 

 

 

 

Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: Escola de Educação Física e Esporte – USP

Unidade(s) colaboradoras e  Curso(s):

Coordenador e contato: Profa. Dra. Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz exercicioecoracao@usp.br , exercicioecoracao@hotmail.com

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, Espaço de Convivência do Idoso, São Paulo – SP, 05001-900.

Equipe: Profa. Teresa Bartholomeu, tartholo@usp.br

Prof. MsC. Bruno Temoteo Modesto, brunomodesto@usp.br

Luiz Augusto Riani Costa, luriani@usp.br

Resumo do Projeto: O projeto iniciou em 2000 e tem por objetivo orientar a prática de atividade física segura para a população, visando a melhora da saúde e a redução da morbimortalidade cardiovascular. O Projeto desenvolve atividades contínuas no Parque Dr. Fernando Costa e pontuais em campanhas de saúde pública. Mais recentemente, incorporou atividades do Programa de Treinamento Continuado de Suporte Básico de Vida, passando também a ministrar esse treinamento em diferentes instâncias e tornando os monitores disseminadores desse importante conhecimento.

A participação do público nas atividades do projeto é gratuita, e essas atividades são desenvolvidas pelos monitores sob a supervisão da coordenação, sendo elas: aulas práticas de atividade física, avaliações e reavaliações físicas, encaminhamentos para o médico quando necessário, prescrição individualizada de exercícios físicos, acompanhamento de sessões de treinamento, e planejamento e atendimento do público em campanhas de saúde pública.

Em síntese, o Projeto “Exercício e Coração” foi criado tendo como objetivos educacionais: 1) para a população atendida: educar para a vida saudável, fornecendo orientação individualizada para a prática não supervisionada de atividade física em locais públicos; 2) para os alunos de graduação, a preparação complementar a prática extra muros para uma atuação profissional futura mais embasada.

 Resultados do Projeto:  Ao longo dos mais de 19 anos de atuação, as atividades do Projeto foram se ampliando. O projeto realizou 2381 avaliações de saúde e física até julho de 2019, sendo que de 2006 a 2017, após sua restauração, houve uma média de 132 avaliações/ano. As reavaliações começaram em 2002 e totalizam 1025 atendimentos , com média de 65 reavaliações/ano de 2006 a 2017, alcançando quase 200 avaliações e reavaliações\ano no período.

As aulas de alongamento se iniciaram em 2004. No início, eram ministradas apenas 2 aulas semanais em 2006, esse número foi ampliado para 9 aulas por semana, totalizando uma média de 373 aulas de alongamento, 38 alunos por aula e 14082 atendimentos por ano até 2017.

Com relação as sessões supervisionadas de treinamento, passaram a ser executada a partir de 2006 e totalizam 3959 sessões, numa média de 330 sessões por ano até 2017.

Considerando as atuações pontuais em campanhas de saúde pública, o projeto participou de 113 eventos, atendendo 24106 pessoas. Uma média de 9 eventos por ano e público médio de 1717 pessoas por ano até 2017.

Pensando na vertente de produção de conhecimento, o projeto já produziu 13 monografias de graduação e uma dissertação de mestrado; gerou mais de 49 resumos apresentados em eventos acadêmicos como simpósios e congressos científicos; 13 artigos publicados em revistas nacionais e dois capítulos de livro, além dos quatro prêmios recebidos, sendo um deles de melhor monografia, e três em eventos científicos.

Recentemente, no período de janeiro a agosto de 2019, o projeto realizou:

1) na atuação contínua no Parque, o projeto executou: 137 avaliações/reavaliações; ministrou 264 aulas de alongamento, totalizando 7576 atendimentos; acompanhou 298 sessões de treinamento e realizou 2 eventos pontuais atendendo 148 pessoas, com a participação de 12 monitores, e tendo como tema atividades físicas relacionada à festa de carnaval e junina.

2) na atuação pontual em campanhas de saúde, o projeto participou de 5 campanhas; atendendo 494 pessoas nesses eventos com 43 participações de monitores. Os eventos foram:

2.1) em março – evento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas – palestra para 31 pessoas com a participação de 2 monitores;

2.2) em abril – evento em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão e o CELAFISCS na campanha Agita Mundo com a participação de 79 alunos e 10 monitores;

2.3) em abril – evento em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão na Estação Barra Funda do metrô dando informações sobre atividade física e hipertensão para 235 pessoas com 12 monitores;

2.4) em maio – evento em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão na estação Jabaquara / EMTU dandoe informações sobre atividade física e hipertensão para 94 pessoas com 10 monitores;

2.5) em agosto – evento na EEFE-USP em parceria com o Programa EU Melhor com a realização de medidas de saúde para 55 pessoas com 9 monitores.

2.6) em setembro – evento realizado no minhocão com a realização de medidas de saúde para 137 pessoas com 13 monitores.

3) na atuação contínua no Programa de Treinamento Continuado em Suporte Básico de Vida, o projeto atendeu 87 alunos da disciplina Socorros de Urgência da EEFEUSP e 14 alunos internos e externos a USP, totalizando 101 alunos e com participações de 9 monitores.

4) nas atividades pontuais de Suporte Básico de Vida, o Projeto participou de 4 eventos treinando 152 pessoas com 7 participações de monitores. Os eventos foram:

4.1) Em janeiro – treinamento em Suporte Básico de Vida no Laboratório de Hemodinâmica da Atividade Motora da EEFE-USP para 11 pessoas com 1 monitor;

4.2) Em março – treinamento em Suporte Básico de Vida no Instituto de Química da USP para 59 pessoas com 2 monitores;

4.3) Em maio – participação na Feira USP e Profissões com o treinamento de 20 estudantes do ensino médio e a participação de 2 monitores;

4.4) Em agosto – treinamento em Suporte Básico de Vida no Instituto de Química da USP para 62 pessoas com 2 monitores.

Assim, em sua totalidade, nas ações contínuas e pontuais o projeto atendeu cerca de 1294 pessoas com 57 participações de monitores.

5) no aspecto da pesquisa: os bolsistas aprenderam a coletar, tabular e analisar dados, o que resultou no envio de 2 resumos para o SIICUSP edição 2019, sendo estes:

5.1) CONCORDÂNCIA DO NÍVEL DA ATIVIDADE FÍSICA DE LAZER AVALIADO POR DOIS QUESTIONÁRIOS EM FREQUENTADORES DE UM PARQUE PÚBLICO DE SÃO PAULO. NOGUEIRA, Rodrigo Hisgail de Almeida; MODESTO, Bruno Temoteo; BARTHOLOMEU, Teresa; FORJAZ, Cláudia Lúcia de Moraes.

5.2) TRIAGEM DE SAÚDE PRÉ-PARTICIPAÇÃO SEGUNDO O ACSM (2015) APLICADA AOS FREQUENTADORES DO PARQUE DR. FERNANDO COSTA (PROJETO EXERCÍCIO E CORAÇÃO). SILVA, G.F.; SLOBODA, D.M.; MODESTO, B.T., BARTHOLOMEU, T.; FORJAZ C.L.M.

Por fim, considerando o aspecto qualitativo, todas as pessoas que participaram da reavaliação de saúde foram perguntadas sobre o que acharam do projeto e todas o avaliaram como MUITO BOM (nota acimas de 8 numa escala de 0-10). Além disso, nas reavaliações, foi também possível verificar a melhora na aptidão física e nos parâmetros de saúde dos participantes que relataram ter seguido a prescrição.

O projeto tem levado para a comunidade diversas avaliações e reavaliações de saúde, aulas alongamento/treinamento, sessões iniciais de treinamento, aulas especiais, orientações sobre atividade física e saúde, incentivo à prática segura e regular de atividades físicas e treinamento em suporte básico de vida. Assim, com essas atividades, tanto nas ações contínuas quanto nas pontuais, o projeto tem contribuído para a melhora da saúde e qualidade de vida da população combatendo a inatividade física, que atualmente é a quarta maior causa de morte no mundo além de disseminar o conhecimento para o atendimento de um situação de extrema emergência como a parada cardiorrespiratória.

 Sites e Mídias Sociais:

O projeto divulgou diversas publicações relacionados as suas ações e eventos em suas mídias sociais como facebook e instagram.

Facebook – Projeto Exercício e Coração – USP

fb.me/exercicioecoracao , ou

https://www.facebook.com/Projeto-Exerc%C3%ADcio-e-Cora%C3%A7%C3%A3o-USP-511879575520729

Instagram – @projetoexercicioecoracao https://www.instagram.com/projetoexercicioecoracao/

Facebook – Curso de Ressuscitação da Parada Cardíaca https://www.facebook.com/ressuscitacaodaparadacardiaca/) ou fb.me/ressuscitacaodaparadacardiaca

Facebook: Projeto Exercício e Coração – USP

fb.me/exercicioecoracao , ou

https://www.facebook.com/Projeto-Exerc%C3%ADcio-e-Cora%C3%A7%C3%A3o-USP-511879575520729

Instagram – @projetoexercicioecoracao https://www.instagram.com/projetoexercicioecoracao/

Facebook – Curso de Ressuscitação da Parada Cardíaca https://www.facebook.com/ressuscitacaodaparadacardiaca/) ou fb.me/ressuscitacaodaparadacardiaca

 Instagram:

 You Tube:

 E-mail: