XIX Semana de Recepção aos Calouros da USP – USP São Carlos

XIX Semana de Recepção aos Calouros da USP

Cerimônia de abertura conjunta

A manhã do dia 06 de março último ficou marcada pela cerimônia de abertura conjunta da XIX Semana de Recepção aos Calouros 2017, que se realizou no Salão de Eventos do campus USP São Carlos. Com o tema Vamos comemorar juntos, a Semana ocorrerá até 10 de março em todos os campi da Universidade, tendo como intuito estimular uma interação saudável entre os 11 mil novos alunos uspianos, através de gincanas, encontros com autoridades da USP, visitas pelos campi, entre outras atividades.

HERNANDES 2017 - MARÇOA mesa de honra da cerimônia foi composta pelas seguintes autoridades do campus: Profs. Drs. Antonio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação da USP), Germano Tremiliosi Filho (Diretor do Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP), Éder Tadeu Gomes Cavalheiro (Vice-Diretor do IQSC/USP), Paulo Sérgio Varoto (Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP), Joubert José Lancha (Vice-Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU/USP), Alexandre Nolasco de Carvalho (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP), Tito José Bonagamba (Diretor do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP) e Fábio Müller Guerrini (Vice-Prefeito do campus).

Ao discursar, Antonio Carlos Hernandes enfatizou a satisfação da Universidade em recepcionar os novos estudantes, atendendo a que a USP tem como finalidade à formação de grandes líderes. “Vocês não estão aqui apenas para aprenderem aquilo que escolheram como profissão. Vocês estão aqui para serem transformados em cidadãos que farão a diferença no Brasil”, disse ele, relembrando que a Universidade formou – e transformou – grandes líderes do país. O Pró-Reitor de Graduação também dissertou sobre a fundamental importância de acolher os calouros de forma saudável, proporcionando-lhes momentos de alegria, especialmente nesta fase que compreende o primeiro passo a ser dado para a construção de uma carreira profissional.

TITO - MARÇO 2017 2Tito José Bonagamba, por sua vez, ressaltou que essa cerimônia decorre em um momento de alegria tanto para os calouros – e também para seus familiares e colegas – como para a Universidade, que desde 2016 passou a receber uma seleta parcela de estudantes oriundos do ensino médio, com a adesão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como nova alternativa de ingresso aos seus cursos de graduação – até então a seleção de alunos era feita apenas através da Fundação Universitária Para o Vestibular (FUVEST). “Esperamos que vocês alcancem as metas almejadas, sendo excelentes profissionais, não apenas com carreiras de sucesso individual, mas também repletas de cidadania, ajudando não somente suas próprias famílias, que são importantes, mas também colaborando para o tão necessário e esperado crescimento moral, educacional, cultural, social, científico, tecnológico e econômico do nosso país”, declarou ele, destacando que a USP se orgulha dos profissionais que forma.

Durante sua fala, Tito saudou todos os estudantes do campus em nome do Presidente do Centro  Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), Matheus Martinez Crepaldi, tendo agradecido aos calouros, seus pais e familiares por suas importantes presenças e apoios. O Diretor do IFSC também falou brevemente acerca do Instituto de Física de São Carlos, relembrando que a Unidade é composta por cerca de 170 funcionários, bem como por 85 docentes, recebendo neste ano uma média de 550 alunos de graduação, nos cursos de Física, Física Computacional, Ciências Físicas e Biomoleculares e Licenciatura em Ciências Exatas (interunidades), e 250 de pós-graduação.

Diretor do IFSC conversa com calouros

Foi em um ambiente descontraído que o Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP) recebeu, no período da tarde, um contingente de calouros que fez questão de participar de uma conversa com o Diretor do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba. Alguns alunos que participaram da Escola de Física Contemporânea (EFC), um evento anual promovido e organizado pela Unidade, também estiveram presentes na ocasião.

Em sua palestra, o docente enfatizou o papel dos familiares dos jovens alunos nesta nova etapa de suas vidas, tendo apresentado seguidamente a história e a estrutura organizacional do IFSC, bem como as entidades parceiras e a forma como estão organizados os órgãos estaduais e nacionais de fomento à pesquisa, e aproveitado para assinalar que, acima de tudo, os novos egressos deverão centralizar todas as suas energias não só nas formações acadêmica e científica, mas principalmente na formação como cidadão, sendo que os nomes dos ex-diretores da Unidade foram, portanto, motivo de exemplo e fonte de inspiração.

Um resumo da história da Universidade de São Paulo, que na perspectiva histórica do Diretor do IFSC remonta à criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) – setembro de 1827 -, e sua estrutura organizativa foram outros destaques da intervenção do docente, que também recordou as grandes individualidades formadas na USP e que tiveram enormes destaques nas mais variadas áreas da sociedade brasileira (artes, política, ciência, etc.), bem como aqueles que, pertencendo ao IFSC, ocuparam lugares de relevo nos panoramas científico, acadêmico e empresarial, em termos regionais, nacionais e internacionais.

As startups que se originaram a partir do IFSC, a produção científica da Unidade no contexto da USP e a maneira como a Unidade interage com a sociedade, nomeadamente nas áreas de cultura e extensão, foram os últimos assuntos abordados com os calouros, na expectativa de que os mesmos se tornem repetidores dessas ações comunitárias.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP