Escola de Física Contemporânea – EFC 2016 no IFSC

Estão abertas desde 22 de fevereiro as pré-inscrições para a Escola de Física Contemporânea – EFC 2016, que ocorrerá no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), entre 10 e 16 de julho próximo.

Voltada para alunos do ensino médio, especialmente àqueles com interesse pela área da Física, a Escola, que é realizada anualmente, tem como principal objetivo imergir os estudantes no universo da pesquisa, incluindo a interação com profissionais do Instituto, para a compreensão da importância da ciência e da tecnologia na geração do conhecimento.

Para satisfazer esse objetivo, os participantes (que sempre são acompanhados por monitores do IFSC), ao longo de uma semana, assistem a aulas expositivas e experimentais, nas quais os docentes da Universidade de São Paulo abordam tópicos de Física Clássica e Moderna, promovendo também palestras sobre temas atuais da Física. Além disso, os estudantes também visitam algumas dependências do IFSC/USP, como alguns laboratórios de pesquisa, biblioteca e salas de aula.

A pré-inscrição pode ser feita AQUI, até o dia 06 de maio. Os alunos selecionados para participar da EFC 2016 serão informados via e-mail até o dia 10 de junho.

A programação completa desta edição da EFC será divulgada em breve, na página da Escola.

Para obter mais informações referentes à Escola de Física Contemporânea – 2016, visite o endereço www.ifsc.usp.br/efc/2016.

EFC 2015

Na edição de 2015, na qual o evento recebeu cerca de 190 inscrições, os trinta alunos selecionados, oriundos de várias regiões do país (como, por exemplo, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco), assistiram a palestras e a aulas teóricas e experimentais ministradas por docentes do Instituto, incluindo os Profs. Drs. Tito José Bonagamba, Fernando Paiva, Vanderlei Bagnato, Sérgio Muniz, Valtencir Zucolotto, Leonardo Maia, Rodrigo Pereira, Daniel Vanzella, Federico Brito, Alessandro Nascimento e Luiz Nunes de Oliveira, pelo educador do IFSC/USP, Herbert João, e pelo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Prof. Dr. Herch Moysés Nussenzveig. Além dessas atividades, os participantes visitaram o IFSC, cujo roteiro incluiu a Biblioteca, alguns laboratórios e algumas salas de aulas do Instituto.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP