IFSC/USP promove encontro sobre “Orientação Técnica Educacional” – 21 de novembro, a partir das 13h30, no Auditório “Prof. Sergio Mascarenhas”

IMG_3130Numa iniciativa do IFSC/USP, realiza-se no dia 21 de novembro, a partir das 13h30, no Auditório “Prof. Sergio Mascarenhas” (IFSC/USP), a iniciativa denominada “Orientação Técnica Educacional”, organizada pelo Educador do IFSC/USP, Herbert Alexandre João, um evento especialmente dedicado a alunos de Licenciatura e professores da educação básica.

O evento inicia-se com o Prof. Dr. Márlon Pessanha, docente do Departamento de Metodologia de Ensino – Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar), que abordará os “Princípios no planejamento didático reflexivo e exemplos de atividades envolvendo tópicos previstos no currículo do estado de SP”.

Nesta exposição, será apresentado o modelo de planejamento didático reflexivo intitulado “prática baseada no design”, elaborado como uma forma de promover aproximação entre as dimensões teórica e prática, e como um meio de facilitar a inovação didático-pedagógica. Para ilustrar o modelo, serão apresentadas algumas sequências de atividades elaboradas tendo como base o currículo do estado de São Paulo.

A partir das 15h30 será a vez do Prof. Dr. Maurício Pietrocola, docente da Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo (FE/USP), dissertar sobre o tema “Cultura Científica e Cultura Didática: Os desafios do Ensino de Física em Sala de Aula”, onde falará sobre as interações professor / aluno e conhecimento dentro de uma perspectiva sociocultural.

Por se tratar de uma prática social com contornos bem definidos, professores e alunos partilham significados e símbolos do ambiente escolar onde se inserem.  O objetivo é analisar as práticas de sala de aula de modo a  entender os processos de reprodução e transformação.

A noção de cultura didática será apresentada como a cultura produzida em sala de aula por professores e alunos constituída por um conjunto e esquemas de ação e recursos que se ajustam aos contextos da sala de aula e ao conhecimento físico mediado. A estabilidade do sistema didático repousa na possibilidade de reprodução dessa cultura, que no entanto corre o risco, em qualquer momento, de ser transformada, seja por fatores externos, seja por fatores internos.

Finalmente, as emoções serão apresentadas como elemento fundamental nas interações no interior desta cultura.

Rui Sintra
Assessor de Comunicação