Iniciativa CodeLab
Unidade Sede e Curso(s) do Projeto: IME-USP
Unidade(s) colaboradoras e Curso(s): ICMC e EACH
Coordenador e contato: Prof. Alfredo Goldman e Profa. Kalinka Regina codelab@ime.usp.br
Equipe:
Alfredo Goldman vel Lejbman
Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Renato Cordeiro Ferreira
João Francisco Lino Daniel
Wander Douglas Andrade de Souza
Caio Túlio de Deus Andrade
Édio Cerati Neto
Washington Luiz Meireles de Lima
Ricardo Hideki Hangai Kojo
Vinícius Guimarães Pereira
Ygor Tavela Alves da Silva
Leandro Rodrigues
Rafael Augusto Monteiro
Danilo Zecchin Nery
Rafael Doering Soares
Otávio Luis de Aguiar
Carolina Arenas Okawa
Leonardo Piccaro Rezende
José Augusto Noronha de Menezes Neto
Otávio Hideki
Alexia Scheffer
Felipe Marques
Júlia lazarte
Vitória Regina
João Fukuda
Eric Batista
Joelson Santana
Carlos Eduardo
Mitiko Hashisumi
Renan Nakasawa
André casaes
Resumo do Projeto:
O USPCodeLab (UCL) é um grupo de extensão universitária inter-campi que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica na USP. Para isso, atua com dois públicos-alvo principais: os alunos de cursos de tecnologia (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, etc.) e computação, ajudando a complementar suas formações para que eles se tornem engenheiros de software; e o restante da comunidade USP (que, de modo geral, não possuem cursos de introdução à computação), promovendo o uso de programação como uma ferramenta para criação de soluções nos seus domínios do conhecimento.
A principal iniciativa educacional do USPCodeLab é o dev.journey(), composta por seis módulos que visam capacitar os alunos conforme os objetivos descrito anteriormente:
Cursos sobre tecnologia onde os participantes são introduzidos a ferramentas e técnicas de desenvolvimento introdutórias e avançadas.
Grupos de estudos onde os participantes praticam desenvolvimento de sistemas em times com projetos idealizados pela equipe voltados a solucionar problemas na universidade.
Escolas de férias voltadas ao desenvolvimento de projetos em equipe. Durante uma semana, os participantes se encontram em todos os dias úteis e trabalham durante 8 horas, num ritmo e ambiente parecido ao de uma empresa da área.
Hackathons e hackdays onde os participantes são desafiados a buscar, num tempo limitado, soluções inovadoras para problemas reais utilizando tecnologia.
: programa profissional do USPCodeLab para ajudar os participantes da dev.journey() a conseguirem vagas de estágio ou emprego como desenvolvedores, auxiliando na criação de currículos e na prática de entrevistas.
dev.reasearch() : Divisão de pesquisa onde os participantes da graduação são co-orientados por pós-graduandos em ICs ou TCCs nas áreas de atuação do grupo.
Resultados do Projeto: No geral, tivemos um impacto bastante positivo em nossas atividades. Os bolsistas do projeto puderam se empenhar nas mais diversas atividades do grupo. Com destaque ao projeto do dev.learn() que foi nossa principal atividade aberta a todo o público. No 1º semestre de 2019, tivemos 90 inscritos, destes, 26 alunos com presença maior que 70%, já no 2º semestre de 2019 a iniciativa pôde se tornar um curso de extensão regulamentado do CCEX (Comissão de Cultura e Extensão) do IME, onde os interessados poderão receber um certificado de conclusão do curso ao final pelo próprio sistema Apolo da USP. As aulas do curso foram construídas ao longo do 1º semestre por bolsistas do projeto, e se encontram em http://slides.com/uspcodelab tituladas como dev.learn(“WebDev”).
Quanto a nossa iniciativa de hackathons, o dev.hack(), organizamos em 13/04/19 um hackday, o HackFools, na sede do Facebook em São Paulo voltado apenas para calouros dos cursos de tecnologia do IME, EACH, ICMC. Em 24/08/19 e 25/08/19, foi organizado a 1ª fase do campeonato InterHack, um hackathon que foi organizado e realizado em três campi simultaneamente para cerca de 180 participantes distribuídos entre IME, EACH e ICMC, onde 20 participantes de cada campus foram selecionados para a final que ocorrerá no prédio do Inova USP em novembro.
Além dessas iniciativas, tivemos nas férias de Julho, o dev.camp(), onde organizamos palestras com diversos temas sobre tecnologia – as TechTalks – que foram transmitidas pelo YouTube e atingiram mais de 400 pessoas. Essas palestras foram seguidas de 1 semana desenvolvendo um projeto complexo com um time de aproximadamente 15 pessoas, utilizando ferramentas e técnicas modernas amplamente utilizadas no mercado de trabalho.
Em conjunto a tudo isso, buscamos ampliar o uso de nossas redes sociais, como Facebook, Telegram, Instagram, Twitter, LinkendIn e YouTube, para aumentar a divulgação e atingir cada vez mais pessoas, além de fortalecer as sedes do ICMC e EACH, para que eles passem a fornecer atividades em seus respectivos campus.
Algum insights de nossas redes sociais:
Facebook: 3400+ curtidas; 1200+ de alcance, em média, em cada publicação.
Instagram: 600+ seguidores.
Telegram: 500+ membros.
YouTube: 270+ inscritos; 2700+ visualizações de vídeo.
Twitter: 230+ seguidores.
LinkedIn: 240+ seguidores.
Sites e Mídias Sociais:
http://www.eventos.usp.br/?events=grupo-uspcodelab-realiza-palestras-sobre-inovacao-e-tecnologia
https://jornal.usp.br/universidade/alunos-de-qualquer-curso-da-usp-podem-participar-de-hackathon/
http://www.inovacao.usp.br/big-bang-uspcodelab/
Facebook: http://uclab.xyz/facebook
Instagram: http://uclab.xyz/instagram
Telegram: http://uclab.xyz/telegram
YouTube: http://uclab.xyz/youtube
Twitter: http://uclab.xyz/twitter
LinkedIn: http://uclab.xyz/linkedin
Instagram:
You Tube:
E-mail: