Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável

Fonte: Assessoria de Imprensa odebrecht

A Organização Odebrecht promoveu neste terça, 17 de março, no Edifício Odebrecht São Paulo, a cerimônia de premiação dos cinco projetos universitários vencedores da 7ª edição do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável.

O primeiro colocado foi o projeto “Utilização de um biodetergente de baixo custo para remoção de derivado de petróleo do solo”, das estudantes de Engenharia Química Priscilla Ferreira Corrêa e Isabela Natália da Silva Ferreira, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Na abertura da cerimônia, Carlos Fadigas, Líder Empresarial da Braskem, ressaltou a importância do Prêmio para fomentar a pesquisa universitária. “É um orgulho destacar que na edição deste ano tivemos 160 trabalhos inscritos de 95 universidades diferentes”, disse. “Podemos afirmar que a iniciativa do Prêmio Odebrecht já é vitoriosa para a engenharia nacional”, completou.

Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável

A edição deste ano do prêmio contou com 160 trabalhos inscritos por 322 alunos dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de 95 instituições de ensino superior brasileiro. O objetivo é reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia, arquitetura e agronomia em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema.

Os projetos vencedores foram analisados por uma comissão julgadora sob a ótica da viabilidade econômica, responsabilidade ambiental e inclusão social. Cada trabalho recebeu R$ 60 mil reais, sendo que o autor, ou grupo de autores, orientador e universidade ganharam R$ 20 mil reais cada.

O Prêmio Odebrecht é uma iniciativa dos negócios da Organização e tem como objetivo estimular a geração de conhecimento sobre temas relacionados à contribuição das engenharias, arquitetura e agronomia para o desenvolvimento sustentável e difundi-los junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade.

Além do Brasil, a premiação também é realizada em outros onze países: Angola, Argentina, Cuba, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Venezuela, Equador e Colômbia.

Veja abaixo todos os projetos vencedores e conheça mais detalhes de cada um deles no site do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável.

Universidade: Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ (Minas Gerais)
Tema: Controle da Acumulação de Escuma no Separador Trifásico em Inovadora Configuração de Reator UASB Tratando Esgoto Sanitário
Lorrana Rust Raposo – Engenharia Civil
Wellington Douglas Silva Aguiar – Engenharia Civil