Pró-Reitoria de Graduação apoia torneios esportivos para recepcionar calouros

Os torneios esportivos universitários para receber os novos estudantes da USP na tradicional Semana de Recepção aos Calouros acontecerão em março, entre os dias 2 e 29, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação. Ao todo, os campeonatos contarão com mais de 13 modalidades, entre esportes coletivos e individuais, e as inscrições poderão ser realizadas gratuitamente junto às Atléticas de cada faculdade.

O incentivo ao esporte é uma das metas que a Pró-Reitoria tem para integrar os estudantes e, ao mesmo tempo, fortalecer o respeito ao próximo, propiciar uma vida mais saudável e formar cidadãos éticos. Segundo o pró-Reitor, Prof. Antonio Carlos Hernandes, “incluir os torneios esportivos na Semana de Recepção aos Calouros é importante porque institucionaliza uma atividade que é essencial para a vida dos estudantes. Estamos trabalhando por um calendário de competições esportivas, mas sem descuidar de atividades acadêmicas. Em conjunto com a Escola de Educação Física e Esporte e os Centros Esportivos a Pró-Reitoria está finalizando programa de disciplinas a ser oferecida a todos os estudantes de graduação”, finaliza.

Três torneios estão sendo preparados para os calouros: Bichusp, em São Paulo, Intrabixo, em Ribeirão Preto, e Interbixo, em São Carlos, todos com participação exclusiva dos novos estudantes. A LAAUSP (Liga das Atléticas Acadêmicas da USP) organiza a 45ª edição do Bichusp, que ocorrerá nos finais de semana de março, entre 7 a 29, no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP). São esperados cerca de 3 mil calouros para o evento, de acordo com a LAAUSP.

Para João Meireles, presidente da LAAUSP, os torneios contribuem para o contato dos novos estudantes com o esporte, além de ser um espaço de socialização: “É uma oportunidade única disputar o Bichusp, é por isso que incentivamos os calouros”, diz. O torneio, que nunca teve outro ganhador além de FEA, Poli e EEFE, terá competições em mais de 10 modalidades esportivas, dentre as quais natação, vôlei, basquete e futsal. Para ser campeã, uma faculdade deverá ter a maior pontuação somando todas as categorias.

O Intrabixo será realizado no dia 2 de março e contará com apenas cinco modalidades: futsal, vôlei, basquete, handebol e tênis de mesa. Ocorrendo na mesma data, o Interbixo terá competições de sete esportes diferentes. Para participar, os novos estudantes deverão preencher formulário disponibilizado no kit calouro no ato da matrícula e entregar para as atléticas das respectivas unidades. No questionário, os novos alunos responderão sobre suas intenções de prática esportiva na Universidade, além de realizar cadastro de contato para as Atléticas. A participação é gratuita e os interessados podem acampanhar o calendário dos jogos na página do evento no facebook

A companhe aqui a tabela dos jogos do BichUSP